O que um detetive particular pode ou não pode fazer

É possível rastrear um celular ?
14 de outubro de 2018
Detetive particular para investigar babá
29 de outubro de 2018

O que um detetive particular pode ou não pode fazer

O que um detetive particular pode ou não pode fazer

Ao contrário do que estamos acostumados a assistir nos filmes, onde os personagens que são detetives frequentemente quebram leis e regras para a resolução de casos, um detetive particular da realidade não pode agir desta forma.

Se você pensa em contratar um detetive particular, ao decorrer do texto você irá descobrir até onde um detetive estará autorizado a ir para a resolução do seu caso.

Essas informações também são importantes para aqueles que buscam seguir a carreira. Confira a seguir.

Um detetive não trabalha junto com a polícia

Como um detetive não possui o poder da polícia o mesmo também não pode se apresentar como sendo um policial, nem sequer trabalhar junto com os mesmos.

O que um detetive pode fazer é apenas buscar e reunir fatos e provas que serão agregadas ao inquérito da polícia.

Embora a profissão de detetive tenha seus riscos, também não é permitido que o profissional tenha porte de armas de fogo.

Além disso, uma arma também de fogo não irá atrasar nem facilitar nada durante o serviço, uma vez que o verdadeiro trabalho é o de conseguir provas e informações úteis.

Os detetives podem seguir uma pessoa

As vezes para resolver um caso especifico, um detetive pode sim seguir alguém, como nos casos de infinidade conjugal.

O detetive poderá seguir e registrar flagras através de imagens. É possível que o mesmo faça também algum tipo de vigilância.

Isso é: Verificar quando o suspeito vai para casa, saber quem está lá dentro, e até segui-lo para outros locais, com toda a discrição possível, sem que o mesmo perceba o que está ocorrendo.

É possível perder o suspeito de vista, no entanto, com a experiência se torna cada vez mais fácil exercer esta função.

A internet pode ajudar na investigação?

Muitas vezes sim.

Pesquisar pode ser um procedimento muito útil, e auxiliar na resolução de alguns casos, como por exemplo, é possível desta maneira encontrar registros de adoções, ou servir para localizar alguém.

No entanto, os detetives particulares não têm acesso a nenhum tipo de registro da polícia.

Os detetives não possuem autorização para entrarem ou invadirem celulares ou computadores dos suspeitos, pois a única forma legal de fazê-lo é com a permissão do dono.

No entanto, isto não dificulta as investigações.

Conclusão

Agora que você já sabe o que um detetive particular pode ou não fazer para executar o serviço, é importante notar que o trabalho é realizado dentro das normas de éticas, e com muita responsabilidade para não prejudicar os envolvidos.

Converse no WhatsApp