Se você pensa em contratar um detetive particular, ao decorrer do texto você irá descobrir até onde um detetive estará autorizado a ir para a resolução do seu caso.
Essas informações também são importantes para aqueles que buscam seguir a carreira. Confira a seguir.
Um detetive não trabalha junto com a polícia
Como um detetive não possui o poder da polícia o mesmo também não pode se apresentar como sendo um policial, nem sequer trabalhar junto com os mesmos.
O que um detetive pode fazer é apenas buscar e reunir fatos e provas que serão agregadas ao inquérito da polícia.
Embora a profissão de detetive tenha seus riscos, também não é permitido que o profissional tenha porte de armas de fogo.
Além disso, uma arma também de fogo não irá atrasar nem facilitar nada durante o serviço, uma vez que o verdadeiro trabalho é o de conseguir provas e informações úteis.
Os detetives podem seguir uma pessoa
As vezes para resolver um caso especifico, um detetive pode sim seguir alguém, como nos casos de infinidade conjugal.
O detetive poderá seguir e registrar flagras através de imagens. É possível que o mesmo faça também algum tipo de vigilância.
Isso é: Verificar quando o suspeito vai para casa, saber quem está lá dentro, e até segui-lo para outros locais, com toda a discrição possível, sem que o mesmo perceba o que está ocorrendo.
É possível perder o suspeito de vista, no entanto, com a experiência se torna cada vez mais fácil exercer esta função.
A internet pode ajudar na investigação?
Muitas vezes sim.
Pesquisar pode ser um procedimento muito útil, e auxiliar na resolução de alguns casos, como por exemplo, é possível desta maneira encontrar registros de adoções, ou servir para localizar alguém.
No entanto, os detetives particulares não têm acesso a nenhum tipo de registro da polícia.
Os detetives não possuem autorização para entrarem ou invadirem celulares ou computadores dos suspeitos, pois a única forma legal de fazê-lo é com a permissão do dono.
No entanto, isto não dificulta as investigações.
Conclusão
Agora que você já sabe o que um detetive particular pode ou não fazer para executar o serviço, é importante notar que o trabalho é realizado dentro das normas de éticas, e com muita responsabilidade para não prejudicar os envolvidos.